Observatório discute parcerias com Sindireceita

23 de setembro de 2015Por Observatório Social de Brasília

Nesta terça-feira (22), o presidente do Observatório, Antonio Barros, participou de reunião com a presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal (Sindireceita), Sílvia de Alencar. Também estavam presentes o vice-presidente da entidade, Geraldo Seixas, os diretores Thales Freitas (Assuntos Jurídicos) e Breno Rocha (Comunicação), a delegada sindical em Brasília, Maria Liége Sousa Leite, e os membros da carreira Érika Mascarenhas e Reginaldo Araújo.

No encontro, na sede do sindicato, foram discutidas possíveis parcerias para a promoção da educação fiscal e do combate à pirataria.

Sílvia de Alencar destacou que o Sindireceita realiza desde 2005 a campanha Viva a Originalidade: Pirata, tô fora!. A iniciativa deu origem à Semana Original, em que o sindicato promove ações educativas em escolas e universidades sobre o combate à pirataria, o contrabando e o descaminho, além da importância do pagamento de tributos.

– Começamos o projeto em Porto Velho (RO), onde a Receita Federal fez uma parceria conosco e a semana foi um sucesso. Depois, realizamos em Manaus (AM), Itacoatiara (AM), Curitiba (PR) e em João Pessoa (PB), em parceria com o Ministério Público da Paraíba – relatou.

Antonio Barros explicou que o trabalho do Observatório Social é voltado especialmente à promoção da transparência e do controle social dos gastos públicos no Distrito Federal. Ele externou o interesse da associação em firmar parceria com o Sindireceita nessas atividades.

– Nossa proposta é descobrir como o nosso trabalho pode ajudar o Sindireceita. Somos uma associação civil e temos uma natureza apolítica, do ponto de vista partidário, e totalmente política do ponto de vista do acompanhamento da gestão pública, da promoção da transparência, do controle social e da educação fiscal – explicou.

Com informações do Sindireceita