Voluntários são homenageados em comemoração de 10 mil assinaturas no Câmara+Barata

Por OS Brasília4 de junho de 2018Comentar
Evento Câmara+Barata 30/06/2018

Cerca de 50 pessoas, entre apoiadores e voluntários, participaram do evento em que o Câmara+Barata comemorou a marca de 10 mil assinaturas, na última quarta-feira (30), no Museu Nacional da República. A meta da coordenação da iniciativa é alcançar as 20 mil assinaturas exigidas por lei até agosto.

O Câmara+Barata abrange três propostas básicas: extinção da verba indenizatória, redução da verba de gabinete a 75% do gasto correspondente na Câmara dos Deputados e limitação das despesas com publicidade institucional a 1% do orçamento da Casa. As medidas garantiriam economia de cerca de R$ 75 milhões por ano na CLDF.

De acordo com a Lei Orgânica do DF, a apresentação de projeto de lei de iniciativa popular exige o apoio de 1% do eleitorado, o que corresponde a pouco mais de 20 mil pessoas, segundo números atualizados da Justiça Eleitoral.

No evento, Onésimo Staffuzza, presidente do Observatório Social de Brasília, e Calebe Cerqueira, voluntário do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), falaram da atuação das duas entidades – que coordenam a mobilização do Câmara+Barata – no incentivo à participação social na fiscalização da administração pública.

O coordenador-geral do Câmara+Barata, Guilherme Brandão, exaltou a dedicação dos voluntários que atuam na coleta de assinaturas e na divulgação da iniciativa. Três voluntárias – Madalena Rodrigues, Aylah Rosa e Maria Britânia – relataram por que decidiram se engajar no projeto e o que têm aprendido nas conversas com as pessoas em locais como Rodoviária, Eixão do Lazer e Parque da Cidade.

No evento, foi anunciado que seis deputados distritais – Rodrigo Delmasso, Professor Reginaldo Veras, Ricardo Vale, Joe Valle, Raimundo Ribeiro e Chico Leite – haviam firmado a declaração formal de apoio ao C+B. Desde lá, mais dois parlamentares, Professor Israel e Liliane Roriz, assinaram o documento.