Observatório realiza curso de análise de dados em parceria com órgãos legislativos

Por OS Brasília27 de abril de 2018Comentar
2º Curso de Análise de Dados Públicos

O Observatório Social de Brasília promove nos próximos dias 4 e 11 de maio, em parceria com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, o 2º Curso de Análise de Dados Públicos. A atividade ocorrerá no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), no Senado. A primeira edição do curso, que se baseia na linguagem de programação Python, ocorreu na Câmara Legislativa do DF.

O curso é ministrado de forma voluntária pelo professor do UniCeub Marcos Vinicius Guimarães. A ideia é mostrar às pessoas como extrair informações úteis de bases de dados disponíveis publicamente. O professor explica que o curso é voltado para análise de dados, mas a linguagem é de programação.

— Por isso, pode ser visto como uma base para muitas outras atividades, como criação de aplicativos. O correio eletrônico Gmail, por exemplo, é todo escrito em Python. Nas aulas, daremos dicas e indicaremos links para ampliar habilidades. O curso contribui para a vida profissional e também é um aliado no ativismo digital, pois estimula as pessoas a cobrarem mais do governo como um todo. O curso, aliás, nasceu com essa finalidade: transparência governamental — diz.

Mais informações: transparencia@senado.leg.br.

Com informações do Senado Federal