O Observatório Social de Brasília lançou hoje a campanha #Responde para cobrar dos órgãos públicos do DF respeito à Lei de Acesso à Informação. A ideia é incentivar os cidadãos a cobrar um posicionamento das autoridades pelas redes sociais.
A primeira ação, que começa hoje, é a #RespondeCLDF.
O OSBrasília pediu há 111 dias, ou quase 4 meses, informações sobre os gastos da CLDF com publicidade – que este ano devem chegar a R$ 26 milhões. São dados básicos, como o plano de campanha, as métricas usadas para avaliar os resultados e os veículos e empresas beneficiários dos recursos. Apesar do prazo máximo de 30 dias previsto em lei, a CLDF ainda não apresentou resposta.
Se você concorda que essas informações são públicas e úteis para a sociedade entender como são gastos os recursos públicos, faça coro com a gente: #respondeCLDF!
Como fazer
Pergunte aos deputados distritais, sempre com a hashtag #RespondeCLDF, se ele concorda com o não atendimento desse pedido de informações. A lista dos distritais no twitter está aqui.
Você pode perguntar do jeito que preferir ou copiar o modelo abaixo:
#RespondeCLDF @camaradistrital @joevalle, sabia que o @osbrasilia espera há 111 dias por informações sobre os gastos da CLDF com publicidade? Você concorda com a falta de resposta?