Observatório apresenta resultados e debate atuação com voluntários

Por OS Brasília11 de dezembro de 2016Comentar

O Observatório Social de Brasília fez reunião no dia 1º de dezembro para apresentar resultados de ações e debater a atuação da entidade com associados e voluntários. O bate-papo teve a presença de 24 pessoas, muitas participando pela primeira vez, interessadas em contribuir para o controle social e a melhora da gestão pública no DF.

O diretor de Projetos do OSBrasília, Guilherme Brandão, explicou brevemente como funcionam os Observatórios Sociais – rede hoje presente em mais de 120 municípios.

Em seguida, apresentou os resultados dos projetos de análise de emendas parlamentares para eventos e dos gastos com publicidade da Câmara Legislativa. Em ambos, houve recusa de agentes públicos em fornecer informações, o que contraria a Constituição e as leis de acesso à informação federal (Lei 12.527/2011) e distrital (Lei 4.990/2012).

Também foram apresentados resultados preliminares de outras duas ações: a análise do quadro de pessoal das Administrações Regionais do DF e o Cliente Oculto, que avalia o atendimento à Lei de Acesso à Informação em órgãos do Executivo.

Diretores, associados e voluntários discutiram formas de fortalecer o trabalho do Observatório e alcançar resultado mais efetivo na correção de falhas da administração pública. Foram destacados a necessidade de melhorar a divulgação das ações; a busca de novos canais de interlocução com os gestores; outras áreas que podem ser acompanhadas pelos observadores; caminhos para responsabilização de agentes públicos; e oferta de cursos relacionados à atuação do OSBrasília.