GDF lança novo sistema integrado de ouvidorias

Por OS Brasília5 de setembro de 2016Comentar

O GDF lançou nesta segunda-feira (5) o novo sistema de Ouvidoria do DF. A reformulação atende requerimento apresentado pelo Conselho de Transparência e Controle Social (CTCS) em 2015. Os conselheiros conheceram o sistema em primeira mão na reunião de agosto passado.

Entre outros avanços, o novo sistema traz mais recursos de interatividade e acompanhamento das manifestações (elogio, sugestão, solicitação, informação, reclamação e denúncia), com possibilidade de anexar áudio, foto e vídeo. O ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira, ressaltou que não houve qualquer gasto com produtos ou serviços, pois o sistema foi desenvolvido internamente, por servidores da Controladoria-Geral do DF.

Rodrigo Chia, presidente do CTCS e vice-presidente do Observatório Social de Brasília, lembrou que o sistema é apenas a primeira etapa de uma mudança, cabendo aos cidadãos usar a ferramenta e aos gestores públicos considerar as manifestações coletadas para oferecer melhores serviços.

Ele também afirmou que, num momento de crise de representação, é necessário perceber que não basta trocar os ocupantes de cargos eletivos. A sociedade precisa efetivamente participar da gestão pública, usando canais como a ouvidoria e ocupando espaços como audiências públicas, consultas públicas e conselhos de políticas públicas, disse.

Para o governador Rodrigo Rollemberg, que participou do lançamento, a plataforma mais acessível significa um avanço na proximidade do governo com a sociedade.

– Isso vai permitir uma participação maior dos moradores, apontando problemas e obrigando o governo a agir mais rápido.

Com informações da Agência Brasília