2017 – Gastos Publicidade CLDF

Por OS Brasília5 de setembro de 2017Comentar

Cada brasiliense pagou cerca de R$ 9,00 para a divulgação da CLDF em 2016.

O presente relatório, realizado anualmente pelo Observatório Social de Brasília – OSBrasília, apresenta uma análise da composição da despesa pública com publicidade pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), bem como sua utilidade e relevância, apurando o gasto total em 2014, 2015, 2016 e 2017.

Nos últimos anos, tem-se verificado investimento expressivo da CLDF na divulgação de leis aprovadas e outras ações. A campanha publicitária de 2017, espalhada em paradas, ônibus, táxis, placas, outdoors, rádio e televisão, tenta associar a CLDF a palavras como Participação, Transformação, Inovação e Mobilização, sem oferecer maior contexto. As peças trazem apenas, além dessas palavras, o endereço do site da CLDF (www.cl.df.gov.br). O gasto previsto é de R$ 26 milhões no ano.

Os resultados apresentados visam a fornecer insumos relevantes para o aprimoramento da Administração Pública, objetivo deste Observatório Social. Nesse sentido, cabe a crítica ao gasto público e a ponderação acerca dos valores. Caso a CLDF entenda que o gasto com publicidade se justifica, seria necessário ainda apontar quais objetivos que se pretende alcançar, até para o próprio controle da Casa sobre os contratados.