2016 – Ingressos Jogos Olímpicos 2016

Por OS Brasília3 de abril de 2017Comentar

O Observatório Social de Brasília analisou a distribuição de ingressos para as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016 por empresas estatais e pelo Governo do Distrito Federal. Por meio da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 4.990/2012), buscou explicações sobre a origem dos ingressos, os serviços oferecidos aos convidados e as listas completas dos beneficiários.

Foram necessários três meses, entre pedidos de informação e recursos, para obter listas (parciais) de beneficiários dos ingressos distribuídos pela Terracap e pelo GDF. O BRB alegou sigilo para não fornecer os dados pedidos. O OSBrasília também recebeu cópias de esclarecimentos acerca de gastos com transporte e alimentação de convidados.

O Observatório encaminhou o relatório à Controladoria-Geral do DF (CGDF) e ao Ministério Público (MPDFT), na expectativa de que esses órgãos avaliem se houve conduta inadequada de agentes públicos no recebimento e usufruto dos ingressos, bem como no tratamento dos pedidos de acesso à informação.