Observatório comemora 5 anos com voluntários e apoiadores

19 de novembro de 2018Por Observatório Social de Brasília

Cerca de 40 pessoas, entre voluntários, associados e apoiadores, participaram do aniversário de cinco anos do Observatório Social de Brasília nesta segunda-feira (12) no restaurante Vó Carolina. Participantes da fundação do OSBrasília, em 2013, lembraram as primeiras discussões para criar uma associação dentro do modelo de Observatórios Sociais existente em diversos municípios.

O primeiro presidente do Observatório, Antonio Barros, lembrou o esforço para engajar pessoas nas ações de fiscalização cidadã. Ele ressaltou que, após cinco anos, o OSBrasília é uma organização reconhecida pela população do DF e por atores políticos, sempre atuando de forma responsável e criteriosa.

Segundo o atual presidente do OSBrasília, Onésimo Staffuzza, o objetivo para o futuro é envolver cada vez mais pessoas em todas as atividades, desde o planejamento até a execução das ações.

A festa contou com a presença de Aldemário Araujo Castro, indicado pelo governador eleito, Ibaneis Rocha, para ser o próximo controlador-geral do DF. Segundo ele, a participação da sociedade no controle da administração pública, individualmente ou por meio de entidades como o Observatório, é crucial.

O aniversário serviu também para o lançamento da campanha de financiamento do OSBrasília, que, por não receber nenhum tipo de recurso público, é mantido exclusivamente por contribuições de associados e organizações apoiadoras. Os interessados em apoiar podem fazer contribuição única ou agendar doações mensais de qualquer valor.