OSBrasília participará de grupo de trabalho do governo aberto

Por OS Brasília13 de novembro de 2015Comentar
Diálogos OGP 18 09 2015 Foto: Open Knowledge Brasil

O Observatório Social de Brasília foi eleito para integrar o grupo de trabalho que vai assessorar o Comitê Interministerial Governo Aberto (Ciga) na elaboração do 3º Plano de Ação Brasileiro para Governo Aberto. O Brasil é um dos integrantes da Parceria para Governo Aberto (OGP, em inglês), firmada em 2011, que hoje conta com 69 países.

Os membros do OGP devem assumir compromissos com a melhoria dos serviços públicos; aumento da integridade pública; gestão mais efetiva dos recursos públicos; criação de comunidades mais seguras; e aumento da responsabilidade corporativa. Além disso, sua atuação deve ser pautada por quatro princípios: transparência, participação cidadã, accountability (responsabilização) e tecnologia e inovação.

O OSBrasília foi escolhido para uma das cinco vagas no GT destinadas à sociedade civil. Participaram da votação, como eleitoras, 30 entidades previamente habilitadas. Os outros integrantes do grupo nessa categoria serão a Rede pela Transparência e Participação Social (Retps), o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e a Open Knowledge Foundation Brasil.

Também foram eleitos o Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab/USP), como entidade do segmento acadêmico, e o União Geral dos Trabalhadores (UGT), como entidade representativa de trabalhadores.

O OSBrasília atuará no GT como representante dos mais de 100 Observatórios Sociais presentes em 19 estados.

Conheça os compromissos do 2º Plano de Ação (em vigor).