Observatório retoma bate-papos mensais

Por OS Brasília5 de abril de 2017Comentar
Reunião Observatório 04 04 2017

O Observatório Social de Brasília fez nesta terça-feira (4) um bate-papo com associados, voluntários e amigos sobre resultados e projetos em andamento. A ideia é retomar as conversas mensais, sempre na primeira terça-feira do mês, para aproximar quem já participa das ações e receber novos interessados no trabalho da associação.

O diretor de Projetos do OSBrasília, Guilherme Brandão, falou sobre o Índice de Transparência Legislativa (ITL) e a Análise de Produção Legislativa (ProLegis). As novas ações buscam analisar as informações disponíveis no site da CLDF e a produção legislativa dos deputados distritais. Uma primeira “maratona” de análise de informações, com voluntários, ocorreu em março.

Ele também destacou os painéis de dados disponíveis no site do Observatório e apresentou um novo projeto em desenvolvimento para dar transparência à composição dos Tribunais de Contas do país.

O vice-presidente do Observatório, Rodrigo Chia, falou sobre os resultados de dois projetos concluídos recentemente. O Cliente Oculto avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação em 22 órgãos públicos do DF. As conclusões foram discutidas pela Controladoria-Geral do DF (CGDF) em reunião com administradores regionais.

A segunda ação buscou informações sobre a distribuição, pelo GDF e empresas estatais, de ingressos para partidas dos Jogos Olímpicos de 2016. Os relatórios foram encaminhados à CGDF e, no segundo caso, também ao Ministério Público (MPDFT).

A voluntária Madalena Rodrigues sugeriu que seja feito maior esforço de divulgação dos trabalhos do Observatório. Ela observou que, infelizmente, a maioria das pessoas não tem acesso aos resultados, apesar de sua importância. Ficou combinado um esforço conjunto da diretoria e dos voluntários para estabelecer um contato mais próximo com a imprensa.

Parceria

Após a reunião, o presidente do Observatório, Antonio Barros, e a diretora do Espaço Multiplicidade Cristiane Pereira formalizaram a parceria já existente entre as entidades. Sempre que possível, os encontros mensais do OSBrasília ocorrerão no Multiplicidade, que reúne escritório virtual, espaço de coworking, sala de reuniões e café e sempre apoia debates sobre temas importantes para o DF.