Observatório deixa presidência do Conselho de Transparência do DF

Por OS Brasília14 de dezembro de 2017Comentar
Observatório Social de Brasília

O representante titular do Observatório Social de Brasília no Conselho de Transparência e Controle Social do DF (CTCS), Rodrigo Chia, anunciou na reunião desta quarta-feira (13) a decisão de renunciar ao cargo de presidente do colegiado. Ao apresentar uma carta de renúncia, ele afirmou não se sentir confortável para seguir na função, por discordar do encaminhamento de algumas decisões do Conselho por parte da Controladoria-Geral do DF.

A carta foi encaminhada formalmente nesta quinta (14). Leia aqui.

Ao ressaltar se tratar de decisão pessoal, Rodrigo Chia elogiou a atuação do controlador-geral do DF, Henrique Ziller, e ressaltou os avanços obtidos pela CGDF nos últimos anos nos temas da transparência, controle social e participação. Citou resultados da atuação do CTCS e garantiu que o OSBrasília seguirá colaborando nas atividades do Conselho.

Ziller disse que a CGDF sempre esteve aberta a todos os pedidos e opiniões do Conselho e pediu que a decisão fosse reconsiderada. Os demais conselheiros presentes também sugeriram a reconsideração. O presidente agradeceu os elogios e pediu desculpas por não completar o mandato, que seguiria até maio, mas ressaltou não considerar coerente rever a decisão, pelas razões expostas na carta.

Vice-presidente do OSBrasília, Chia foi eleito presidente do CTCS em maio de 2016 e reeleito em junho de 2017. Ele representa o OSBrasília no Conselho ao lado de Onésimo Staffuzza (suplente).

Calendário para 2018

Na reunião, o Conselho decidiu manter em 2018 um calendário de reuniões mensais, sempre na primeira quarta-feira, reiniciando os trabalhos no dia 7 de fevereiro.

Compareceram à reunião Laura Boeira e Marcel Carvalho, representantes do Instituto Veredas, que participa de projetos de avaliação de gastos abertos e índice de dados abertos. O Conselho sugeriu uma apresentação mais detalhada dos projetos na primeira reunião de 2018.

Estiveram presentes à 6ª Reunião Ordinária os conselheiros Antonio Rodrigo Machado (OAB), Eduardo Alves de Almeida Neto (Fecomércio), Etieno de Sousa Pereira (CTB), Guilherme Carvalho (DF em Movimento), José Brilhante Neto (Fape), Luis Eduardo Campos (IFC), Marco Polo de Oliveira Antunes (NCST), Mário Sérgio Fernandez Sallorenzo (Corecon), Onésimo Staffuzza (Observatório Social de Brasília) e Rodrigo Chia (Observatório Social de Brasília). Também participaram o controlador-geral adjunto, Marcos Tadeu de Andrade, e o subcontrolador de Transparência e Controle Social, Diego Ramalho Freitas.