Controlador-geral apoia ações para levar mais informações à sociedade

Por OS Brasília16 de junho de 2017Comentar
Reunião OSBrasília 14 06 2017

O controlador-geral do DF, Henrique Ziller, participou na última quarta (14) do bate-papo mensal do Observatório Social de Brasília. Ele pediu sugestões para desenvolver ações de transparência ativa que consistam não só em manter dados disponíveis à população, mas em levar informações úteis a pessoas que, por qualquer razão, não têm a iniciativa de buscá-los nos canais existentes.

Respondendo a sugestão dos participantes, Ziller também se dispôs a buscar a divulgação de conteúdo a ser produzido por entidades da sociedade civil, com informações sobre direitos e acesso a serviços públicos, em espaços como o Metrô, restaurantes comunitários e CREAs/CRAs.

Ziller comentou avanços na transparência do GDF e assegurou que o objetivo é ser “o mais transparente possível”. Ele disse que tem atuado para superar problemas de gestão e de infraestrutura tecnológica para atender a demanda por determinadas informações.

No bate-papo, o diretor de Projetos do OSBrasília, Guilherme Brandão, entregou a Ziller a avaliação, feita por voluntários, do Portal da Transparência do DF. O estudo, baseado em checklist usado em análises semelhantes em outros entes federativos, apontou 30% de desconformidade do portal. O resultado é melhor que o da avaliação anterior (63% em 2014), mas ainda assim preocupante, na opinião do Observatório. Veja o relatório.

Os voluntários apresentaram outras sugestões ao controlador, como desenvolvimento de aplicativos inovadores e mais propensos a engajar de fato a sociedade; acesso a mais dados orçamentários e de planejamento; oferta de informações não só atuais, mas também de anos anteriores, para avaliação das séries históricas; e maior valorização de debates e propostas oriundas de grupos e redes de cidadãos.