GDF lança sistema para acompanhar gastos públicos pelo celular

Por OS Brasília24 de junho de 2015Comentar
Lançamento Siga Brasília 24 06 2015

O GDF lançou nesta quarta-feira (28), o aplicativo para celular Siga Brasília, com dados sobre receitas, despesas, remuneração de servidores e escalas de plantão de unidades de saúde. Parte das informações oferecidas já consta do Portal da Transparência.

A iniciativa é importante para a transparência e o exercício do controle social pelo cidadão, mas o Observatório Social considera que pode e deve haver mais avanços. Durante o evento de lançamento, o próprio governador, Rodrigo Rollemberg, incentivou os presentes a usar o aplicativo e enviar sugestões para inclusão de novos dados.

O Observatório Social tem apresentado requerimentos, por meio do Conselho de Transparência e Controle Social, para a disponibilização de ferramenta de fácil acesso a editais de licitações, contratos públicos e execução de emendas parlamentares – informações que não constam do Siga Brasília.

[Veja mais informações sobre os requerimentos do OS Brasília aqui e aqui.]

De qualquer maneira, o Observatório parabeniza o governador Rollemberg e o controlador-geral do DF, Djacyr Arruda Filho, pelo lançamento do aplicativo, disponível inicialmente para Android e em breve para iOS.

Aos cidadãos, a sugestão é que conheçam o Siga Brasília, avaliem suas funcionalidades, façam sugestões e aproveitem os dados disponíveis para fiscalizar!

[Leia a matéria da Agência Brasília sobre o lançamento do Siga Brasília.]