Conselho de Transparência aprova regimento e discute novos avanços

Por OS Brasília15 de maio de 20151 comentario
CTCS aprova regimento interno

O Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal aprovou, nesta quarta-feira (13), seu regimento interno. A reunião, no Anexo do Palácio do Buriti, teve a participação de 13 conselheiros e foi transmitida pela internet.

– Não mudamos o conteúdo. O que fizemos foi tornar o texto mais claro, mais preciso – explicou a presidente do conselho, Jovita Rosa, representante do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC). A nova versão do documento será publicado em breve no Diário Oficial do DF.

A próxima reunião foi marcada para 10 de junho. As primeiras reuniões do conselho, instalado em março, serão mensais para dar mais rapidez às atividades. Depois deverão ser bimestrais.

Demandas

Os participantes apresentaram sugestões sobre o próprio conselho, que serão levadas à apreciação do governador, Rodrigo Rollemberg, pelo controlador-geral, Djacyr Arruda Filho. Uma delas foi a de que as indicações dos integrantes sejam feitas diretamente pela sociedade, e não pelo governador, como ocorre atualmente.

O presidente do Observatório Social de Brasília, Antonio Barros, sugeriu ainda que seja assegurado caráter deliberativo ao conselho, que hoje é apenas consultivo. A competência permitiria, por exemplo, que o CTCS definisse conteúdos mínimos para os portais do GDF.

Antonio Barros aproveitou a oportunidade para levar outras questões ao controlador, como a dificuldade de acessar as planilhas de custos das empresas de ônibus, a necessidade de fornecimento de senha para o conselho acessar ferramentas de gestão do DF e projetos sobre dados abertos que poderiam receber o apoio do governo.

Veja mais detalhes na matéria da Agência Brasília.