Em carta ao governador, Conselho pede colaboração com transparência

Por brasilia19 de dezembro de 2016Comentar

O Conselho de Transparência e Controle Social (CTCS) decidiu pedir ao governador Rodrigo Rollemberg apoio para receber mais rapidamente respostas às demandas que apresenta a órgãos e entidades do DF. A reivindicação está em carta com balanço das atividades do Conselho em 2016, aprovada na última reunião do ano, realizada em 14 de dezembro.

O CTCS, reinstituído pelo próprio Rollemberg em 2015, é formado por 17 entidades da sociedade civil e tem finalidade de sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento do controle social e incremento da transparência na gestão.

Na carta, o CTCS informa que, entre os requerimentos feitos em 2015 e 2016, há ainda nove sem resposta oficial dos órgãos e entidades demandados. Também são relatados casos extremos, como a demora de um ano e meio do DFTrans para enviar dados das planilhas de custos das empresas de ônibus vencedoras da licitação de 2012, ainda assim de forma incompleta e com dados fechados.

Para melhorar o atual quadro, o CTCS sugere que o governador altere o Decreto 36.307, que trata do Conselho, para estabelecer prazo de resposta aos pedidos de informação e sugestões de providências.

O CTCS ressalta que, nos dois primeiros anos do governo, houve importantes avanços em termos de transparência e controle social, com diversos projetos desenvolvidos pela Controladoria-Geral do DF, mas reitera que é indispensável obter maior adesão dos órgãos e entidades, para dar respostas concretas à sociedade.

[Veja a carta aqui.]